E a saúde mental, tá em dia?

A pergunta que quase nunca é feita…

Acho que preciso começar esse post me apresentando, porque acredito que no mundo empresarial, público relevante do Medium, falamos pouco sobre nós e muito sobre o que fazemos.

Então vamos lá…

Prazer! Sou a Bruna, natural do RJ, tenho 28 anos e um gato 😺.
Atuo hoje com desenvolvimento Android e tem sido assim por alguns bons anos. Faço tratamento psiquiátrico há 4 anos, e meu diagnóstico é de Transtorno de Personalidade Borderline, e tem sido, no mínimo, difícil.

Se você se chocou com a última frase ou não entendeu nada, esse post também é pra você.

É comum eu ler no meu dia a dia algum post técnico, ou buscar algum conteúdo mais aprofundado sobre tecnologia e minha área, e eu sempre me perguntei se não poderíamos ampliar nossa escrita para outros assuntos relevantes.

E por que não saúde mental?

No meu caso, e colocando todo o peso dessa fala no que eu penso, a resposta dessa pergunta é: Preconceito. Eu já me perguntei muitas vezes, e a única razão que encontrei foi o fato de as pessoas também julgarem o que não conseguem entender.

E é nesse ponto em que a interseção com o mundo dentro de uma companhia acontece, porque somos indivíduos plurais, temos múltiplas funções, ocupamos diferentes espaços e um deles é dentro da nossa área de atuação. É também nesse ponto em que recebemos olhares de julgamento quando a saúde mental está em pauta.

Pra mim, é impossível no mundo atual não ver a relevância que este assunto possui. Com a pandemia, onde muito mudou, não olhar para o ser humano como um ser único que precisa de atenção e cuidado, é loucura.
E isso cabe em diversos cenários, seja no seu mínimo "Bom dia" ao seu entregador ou no seu 1:1, feedback, café ou qualquer outra oportunidade que você tenha no seu trabalho.
Neste ponto, creio que principalmente os líderes precisem de um reforço no item "Empatia". Creio que seja conversando com seu liderado que você pode entender como criar uma conexão segura para ajudar em alguma questão.

O líder que eu mais admiro hoje faz o que eu não vi nenhum outro fazendo: Ele ouve. E mais do que isso, ele cria oportunidades para ouvir.
Parece fácil dizer isso, mas se você é líder, o quão confortável está seu liderado pra te dizer que possui algum problema?

Voltando os holofotes pra mim, eu sempre escondi o que tenho. E estou sendo muito honesta aqui, e quero dizer o porquê escondi.
A doença que eu possuo e tomo medicação é feia. Quando eu digo isso, quero dizer que houve episódios em que fiquei finais de semana sem levantar da cama, que demorei duas horas pra pentear o cabelo pra ir pro trabalho, episódios em que eu tive que ir pro médico, entre outros… Alguns momentos eu tive que me afastar um pouco de tudo, inclusive do trabalho.

Ao dizer o que eu acabei de listar, muitos diriam que eu não estaria apta a ocupar algum papel e isso por conta própria já é um motivo pra eu não ter dito o que estava acontecendo pra ninguém, mas além disso, a pior consequência seria eu acreditar que não sou apta.

Alguns amigos meus também possuem algo como depressão, ansiedade, borderline, etc… e também falam pro mínimo de pessoas possível. Já vi por exemplo, pessoas indo muito além do seu limite, quando outra alternativa poderia ser a melhor opção no momento.

Pra mim, está mais do que na hora de não negligenciarmos essa discussão dentro das empresas, de tirar o peso de algo que não é compreensível e trazer a Saúde Mental para a luz de um ambiente aberto e respeitoso.

Hoje eu sei que se eu negar o que eu tenho, eu nunca vou entender até onde eu consigo ir e tudo o que eu consigo conquistar, porque eu não estaria completa. Eu creio que para fazer qualquer coisa bem, você tem que dar tudo de si, e é esse o meu desejo: que todas as pessoas pudessem ser tudo o que elas são, sem preconceito, ainda que a pessoa ao lado não entenda completamente o que está acontecendo.

Sempre acho que todos nós podemos fazer algo. Talvez o seu posto não seja o de conversar ou ajudar alguém, mas que então o de todos nós sempre seja de estarmos atentos à pergunta:

E a saúde mental, tá em dia?

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store